quarta-feira, 21 de março de 2012

Benfica 3-2 FC Porto: águias fecham o Salão de Festas!

O Benfica venceu o FC Porto por 3-2, num jogo de loucos a contar para a meia final da Taça da Liga e vai marcar presença na 4ª final seguida desta competição.
Grande vencedor do jogo foi Jorge Jesus que venceu o duelo táctico com Vítor Pereira, colocou em campo, já na 2ª parte, Nico Gaitán e Cardozo e foram dos pés esquerdos destes sul-americanos que nasceu o golo da vitória encarnada.
Já agora, boa arbitragem de Artur Soares Dias: os árbitros também merecem destaque quando fazem bons jogos. E, quem disser que este jogo era a feijões não percebe nada de futebol: quando o árbitro apita para um SLB-FCP  é um jogo de vida ou de morte. E assim foi hoje!
Eu não acredito em Bruxos mas que os há, há! Que cena do demónio aqueles 5 minutos com bolas nos 3 ferros da baliza do FC Porto. Confesso que nunca vi nada assim...

 Foto de Isabel Cutileiro

Jogo difícil para o Benfica quer pelo passado recente, com o FCP a tentar igualar o recorde  de vitórias seguidas (4) do SLB no campo do rival, quer pela gestão de plantel quando vai entrar numa série de jogos de loucos... Jorge Jesus mandou essa gestão passear e colocou no relvado quase a equipa titular (excepção Nélson Oliveira, Capdevilla e Eduardo): uma decisão com que concordo a 100% pois mais importante que o físico é o estado psicológico dos jogadores e hoje o Benfica ganhou muito mais que uma presença na final da Taça da Liga.

Do lado do FC Porto, Vítor Pereira optou por algumas mexidas na defesa: Maicon no banco e Álvaro Pereira a médio esquerdo, com Alex Sandro no lado esquerdo da defesa e Sapunaru no lado direito; por fim, optou por Kléber no lugar de Janko.

Depois da vergonhosa entrada em campo do SLB no jogo do campeonato, hoje os meus aplausos para a forma corajosa como entraram no seu Estádio, sendo que fruto desta pressão encarnada, aos 4 minutos Maxi Pereira já adiantava o Benfica no marcador com um belo remate cruzado depois de roubo de bola de Witsel e passe açucarado de Bruno César.

Tudo lançado para o vitória do Benfica não? Não! Grande reacção do clube azul e branco ao golo sofrido e nem 13 minutos depois do tento inaugural já o FCP estava na frente do marcador no Estádio da Luz - auto-golo de Javi Garcia, num lance com muito azar para o Benfica pelo desvio que o remate de Lucho sofre, e golo de Mangala depois de um livre, que deixa muitas dúvidas, cruzado para a área em que toda a defesa do Benfica e, finalmente, Eduardo fica muito mal na fotografia. Como é possível deixar embalar, sem ninguém se colocar à frente, um defesa central adversário? E em apenas 15 minutos só por acaso o FCP não ficou a ganhar por 3-1...

Depois dos golos o Benfica só voltou a equilibrar-se no jogo lá para os 30 minutos do 1º tempo. Razões para este descalabro de 20 minutos:  meio campo do Benfica sem fazer as dobras a Capdevilla na marcação a Hulk que teve 20 minutos de grande qualidade. Ora, alguém vê uma equipa que jogue contra Messi, Ronaldo, Robben, etc... não ajudar o defesa lateral que o está a marcar? Não que o brasileiro tenha a categoria destas estrelas mas é um jogador ímpar em Portugal... Javi Garcia muito parado no centro do meio campo e fraca pressão de Witsel em Moutinho também ajudam a entender a pressão portista. Por fim, a mania da equipa de Jesus em querer sair com a bola controlada da defesa , sendo que são os centrais que decidem as jogadas. Quem tem Aimar em campo não pode cair nesta armadilha que Villas Boas montou e que o seu sucessor manteve. Para mim, este aspecto é a principal causa da série negra nas recepções ao Porto que hoje terminou.

E foi mesmo dos pés e da cabeça de Aimar que o Benfica voltou ao controlo do jogo, sendo que nos 60 minutos restantes da partida foi a única equipa em campo com situações de golo. Luisão e Maxi também nunca se vão abaixo com as adversidades e merecem um destaque na reacção do Glorioso. Mas, como disse, foi dos pés do Mago 10 que saiu a bola para a cabeça de Luisão que esbarrou na barra e acordou o Benfica; mais, na insistência Maxi Pereira cruza para Nolito que dá para trás e Luisão à meia volta acerta no poste direito da baliza de Bracali! Incrível! Mas, para todos os benfiquistas que disseram, eu incluído, isto não é possível nem 5 minutos passados Aimar na cobrança de um livre directo acerta no poste esquerdo da mesma baliza onde Gaitán, no jogo que deu o título ao FCP na época passada, tinha acertado, no último minuto, no poste. Como sócio peço a Luís Filipe Vieira que tire aquela baliza dali e, já agora, mande procurar o bruxo que está a mando do clube rival! Ainda estou de boca aberta com o que se passou naquela baliza...

Quem pagou foi a minha almofada e aposto que mais algum mobiliário por esse Portugal fora mas quem espera sempre alcança e aos 42 minutos lá veio o empate mais do que justo. Mais um livre do pé direito de Aimar, bola a passar por grande confusão na área azul e branca e a parar no pé de Javi Garcia que cruzou para Nolito, de peito, empatar o encontro. E o Benfica só não foi a ganhar para o descanso porque o mesmo espanhol errou por pouco um canto à Camacho. Grande 1ª parte de futebol a ridicularizar os descursos dos treinadores que este jogo não interessava para nada. Ridículo quando estão em campo os emblemas das equipas que em Portugal mais lutam pela glória e pelas vitórias.
2ª Parte mais calma, mais dominada pelo Benfica mas com as duas equipas mais cautelosas e controladas. Curiosamente, ou não, é quando o FCP estava a encostar mais o Benfica à sua área que surge o golo decisivo desta meia-final. Minuto 77 de jogo, grande recuperação de bola de Javi Garcia sobre Hulk, só a provar o que disse em cima, saída rápida por Saviola e Nolito, tabela mágica entre Cardozo e Gaitán com o paraguaio a isolar-se e, antes de entrar na área, a rematar um míssil impossível de defender! 126 vezes já me fez saltar este avançado de sonho e hoje com direito a sprint!
Sem qualquer oportunidade flagrante de golo para os azuis na 2ª parte destaco o minuto 83 em que Hulk se isolou e foi impedido pelo fiscal de linha de criar perigo, numa decisão que deixou muitas dúvidas.

Que bem se dá o Benfica na Taça da Liga e até podia seguir as conversas dos nossos adversários que esta Taça não interessa nada mas vencendo 4-1 em Alvalade e 3-0 o FCP  na 2ª Taça da Liga que ganhámos, 2-0 o ano passado ao SCP e hoje este 3-2 digamos que não são Taças ganhas ao Mónaco, esse grandiosos clube que está a lutar pela não descida à 3ª divisão francesa, ou à Oliveirense. Só aquela final da 1ª do Lucílio Batista foi pena...
Totalmente empatados os clássicos desta época: 2-2, 2-3 e 3-2. Importante para o Benfica renascer depois do desastre da temporada passada.

Figura de Jogo: Pablo Aimar. Para mim, sem ele em campo, o Benfica não tinha ganho este jogo. Fantástica capacidade de colocar a bola na área e de pausar e pensar o jogo do Benfica que chegou a estar muito perto do KO.

P.s - Mais uma vez num SLB - FCP quem marca primeiro não perde, e já são 27 anos sem remontadas num clássico na Luz.

7 comentários:

André Lopes disse...

"Já agora, boa arbitragem de Artur Soares Dias: os árbitros também merecem destaque quando fazem bons jogos." Será mesmo assim ou será somente quando vocês ganham? Realmente já era de fechar aquele salão de festas, nem que seja na prova mais paupérrima do futebol português.

Cuidado com o Braga na final!

21 de março de 2012 às 00:26
Fura-Redes disse...

Sem dúvida nada está ganho.
André tenho todo o prazer de debater possíveis lances que não tenha analisado da arbitragem

21 de março de 2012 às 00:29
Anónimo disse...

E eles a dar-lhe com a prova paupérrima. E o outro a dizer que desta já se livraram. Eh pá, pró ano percam a 1ª eliminatória! Se não lhe dão valor para que é que chegaram à meia final? Não há pachorra para tanta hipocrisia...

21 de março de 2012 às 01:08
Fura-Redes disse...

Hipocrisia pura. Subscrevo

21 de março de 2012 às 01:14
Anónimo disse...

Para os portistas perder com o Benfica é sempre a maior desonra e vergonha! :))))

21 de março de 2012 às 02:06
Anónimo disse...

Parecem uns pavões saltitantes, mais uma taça da Liga para o museu, é verdade e isso ninguem pode criticar o slb na Taça da Liga já prova há quatro anos que é melhor, e o resto?

Mas quem será? Mas quem será?

21 de março de 2012 às 11:27
Anónimo disse...

Quando se perde deixa de ser importante... Chegaram a cumulo de dizer que as melhores equipas esta época estavam na liga europa... Enfim...

21 de março de 2012 às 12:39

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger