quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Castigar os empates a 0? Porque não?

Uma ideia interessante de um jornalista americano - sim, nem tudo o que vem de lá é mau em relação ao futebol - e que me fez pensar. O artigo é este (AQUI), e vem na sequência do desapontamento do autor Aquando do empate a 0 entre Man United e Chelsea no final do último Agosto. A reflexão que ele faz é que: sendo o objectivo do jogo marcar golos dar 1 ponto a equipas que empatam a 0 não tem lógica.

A ideia tem outro beneficio para a beleza do jogo, imaginem como muitas das tácticas da maior parte das equipas iriam alterar-se nos últimos minutos de um jogo empatado. Seria uma correria pelo golo e um jogo muito mais espectacular.

Gostei desta ideia sim senhor... E VOCÊS O QUE ACHAM?

28 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser positivo para beneficiar o espectáculo e iria obrigar as equipas que continuam a insistir no anti-jogo ou no jogo com autocarros de 3 andares, a abrir mais o jogo e procurarem o golo.

11 de setembro de 2013 às 18:10
Águia Preocupada disse...

Há muito se falou de algo parecido. As leis do futebol já estão bafientas e demasiado desfazadas dos tempos modernos. Urge promover alterações pois o espectáculo já é consentâneo com o preço que se paga para assistir a um jogo de futebol nem com os milhões que movimenta.
Sim, zero pontos para empates a zero golos é uma alteração positiva como o seria também uma lei de anti jogo. Porque não uma regra parecida com outros desportos em que a bola só poderia ser atrasada ao guarda redes, depois de passar a linha de meio campo uma vez? Há que promover o futebol de ataque!

11 de setembro de 2013 às 18:49
Anónimo disse...

E como seria em jogos a eliminar?Certamente nao se poderia penalizar duas equipas que disputam uma final

11 de setembro de 2013 às 20:08
Carlos Pereira disse...

E cá em Portugal? Era uma ideia boa mas impossível de executar, pelo bem do futebol português. Se o FCP faz tanta trafulhice sem esses quinhentos imagine-se com essa medida.

11 de setembro de 2013 às 20:12
Fura-Redes disse...

Anónimo 20:08, pois em jogos a eliminar manteriam-se as regras. Prolongamento e penalties

11 de setembro de 2013 às 20:16
Anónimo disse...

é boa ideia é. gostei

11 de setembro de 2013 às 20:26
António Duarte disse...

Em Portugal isso não iria alterar nada. Mesmo que esteja empatado com golos o porko é sempre ajudado a ganhar

11 de setembro de 2013 às 22:37
Águia Preocupada disse...

Jogos a eliminar? Olha, o facto de os golos fora valerem por 2 em caso de igualdade, já deu alguns frutos... Todos se desunham para marcar golos o que é bom!

11 de setembro de 2013 às 22:59
Unknown disse...

É uma ideia interessante, não completamente nova, mas interessante. Não estou é a ver ninguém a chegar-se à frente por isso.

Abraço

11 de setembro de 2013 às 23:19
Anónimo disse...

O encornado do António Duarte continua a focinhar no porko!

12 de setembro de 2013 às 00:04
Nelson C disse...

Viva,

Esta é uma ideia positiva, na minha opinião.

Aliás, tive oportunidade de colocar em discussão, há una anos atrás, no programa 'Bancada Central' da TSF, que era dirigido pelo Fernando Correia.

Não dei só esta sugestão, que me parece mais que óbvia, apesar de em alguns jogos de 0-0, as equipas proporcioanrem um verdadeiro espectáculo de futebol.

O objectivo do futebol é claramente o GOLO, logo a meu ver um empate sem golos não merece ser premiado.

Tal como um empate com 3-3 (ou mais golos) merece mais pontos para cada uma das equipas do que um empate 1-1.

Em alternativa poderiam dar 2 pontos aos empates com golos e um ponto aos empates 0-0. Qualquer coisa serve, desde que um jogo sem golos não benficie as equipas desse jogo, em igual medida que as equipas que proporcionam golos.

entre outras medidas que poderiam ser adoptadas, para proposrcionar mais espectáculo e mais golos, premiando as equipas que consigam marcar golos.

porque não atribuir um ponto extra às equipas que fazem 3 ou mais golos por jogo, independentemente que percam?

Porque razão uma equipa que perde 4-3 ou 5-3 ou 6-3, ou 5-4 é castigada de igual forma que uma equipa que perde por 5-0, 6-1, 7-0, etc, levando 0 pontos?

Acho que seria também útil haver uma medida disciplinar intermédia entre os cartões amarelo e vermelho, e penso que esta é uma medida que já foi pensada por alguns responsáveis do mundo do futebol e se nãoe stou em erro pelos próprios americanos. Pode-se adoptar uma medida penalizadora como existe no hóquei ou no andebol...um jogador que faça uma falta mais dura em vez de levar amarelo leva um outro cartão (azul por exemplo, para a analogia ter mais equiparação) em que o jogador fica 5 minutos (de jogo útil) de fora. Depois disso se levar nem que seja mais um amarelo é expulso em definitivo do jogo, sendo que os castigos a apalicar por expulsão teriam enquandramentos diferentes conforme se a expulsão for por duplo amarelo, azul + amarelo, ou expulsão directa.

E que tal proíbir que o guarda-redes possa agarrar com as mãos qualquer atraso dos seus companheiros seja com que parte do corpo fôr?

Também me parece que no que respetia a substituições poderiam haver alterações. Porque razão é que não se permitem reutilizações de jogadores (desde que a reutilização seja pelo mesmo jogador que saiu) desde que o jogador que reentre o possa fazer apenas uma vez.

Estas e outra alternativas, poderiam ser equacionadas, e sem sombra de dúvidas beneficiaria muito mais o espectáculo, principalmente aquelas sugestões para a distribuição de pontos premiando a obtenção de golos.

O futebol é a única modalidade do mundo que se rege por regras antigas e obsoletas na sua maioria e sem grande espaço para inovações, pois a FIFA há muito que se deixou de interessar pelo espectaculo FUTEBOL em contrapartida do futebol NEGÓCIO.

Já que deixei estas ideias, gostaria de as ver comentadas e criticadas (construtivamente claro) pelos leitors do deste magnífico blog.

VIVA O SL BENFICA SEMPRE

12 de setembro de 2013 às 09:54
Fura-Redes disse...

Obrigado Nelson. Boas ideias. Gosto sobretudo da ideia de 1 ponto extra para os que conseguem ganhar por mais de 3 golos. Ia ser uma verdadeira caça ao golo!
Já não gosto tanto de 2 pontos para empate com golos que depois ficava muito perto dos pontos para vitória. Para mim era 0 pontos para 0-0 e 1 ponto para os restantes.
Tambem me parece a estudar a do GR nao poder agarrar nunca a bola vinda de um defesa

12 de setembro de 2013 às 11:05
Anónimo disse...

Na altura em que as vitórias passaram a valer 3 pontos, já eu tinha proposto esta ideia de pontuação:

Vitória: 3 pontos;
Empate com golos: 2 pontos;
Derrota com golos marcados: 1 ponto;
Empate a zero: 0 pontos;
Derrota com zero golos marcados: 0 pontos.

Sendo o objectivo final de um jogo de futebol a marcação de golos (com o objectivo "acessoriamente" fundamental de não os sofrer ou, pelo menos, sofrer menos do que os que se marcam) não me choca absolutamente nada que a um empate a zero (0-0) sejam atribuídos os mesmos pontos (0) que a uma derrota sem golos marcados (1-0; 5-0; 10-0...)

12 de setembro de 2013 às 11:14
Nelson C disse...

Caro Fura-Redes,

De acordo, contudo se um empate valesse 2 pontos a vitória teria de valer 4, mas para isso é que dei a ideia dos pontos extra a quem marcasse 3 ou mais golos.

Entretanto fui ver os meus registos e mais ideias existem por lá e lembrei-me de mais 2:

1. apesar de ser discutivel e até controverso, porque não a inserção de uma linha (por exemplo no enfiamento da grande área, ou mais à frente, último terço talvez) paralela à linha de meio campo, à frente da qual deixaria de ser assinalado o fora de jogo. Certo é que em minha opinião é absurdo marcar foras de jogo dentro da área, onde as defesas têm de saber suplantar os ataques.
Estou certo que uma medida destas obrigaria as equipas mais fechadas a jogar mais à frente.

2. Sistema de contagem de faltas. À 10 falta a equipa faltosa sofreria um livre directo com barreira do lado que a equipa beneficiária entendesse. a distância do livre é que teria de ser estudada, mas talvez os 20 metros. neste caso teriam de estar marcados no campo os pontos de livre tal como está dentro da área a marca de penalty.

Em suma, tanta e tanta coisa que a FIFA poderia agarrar e estudar pelo menos, com o objectivo de defender a obtenção de GOLO.

O que fizeram eles? apenas decidiram por uma medida que só dá mais polémica....em caso de dúvida no fora de jogo beneficia-se quem ataca. Eu aceito isso desde que não se veja o que existe...agora ver o que não existe é que é uma gaita e normalmente é isso que acontece...os árbtros auxiliares marcam mais offside's que não existem do que não marcam os que existem.

É de facto uma matéria que tem muita discussão, mas eu gosto mesmo é da atribuição de pontos extra a quem marca golos.

VIVA O SL BENFICA SEMPRE

12 de setembro de 2013 às 11:50
Rafael Ortega disse...

É uma péssima ideia.

a equipa pequena que defende 90 minutos por 1 ponto vai continuar a defender 90 minutos por 0.5 pontos, ou até por 0.1. qualquer coisa que seja mais que zero pontos e ela não vai sair da área.

quem se lixa é a equipa que quer ganhar e tem 11 gajos enfiados à frente da linha de golo. Já perde 2 pontos e ainda vai perder mais.

É preciso lembrar o que a maioria das equipas faz quando vem à Luz?



Também não concordo com pontos por golos. É fazer com que os Beira-Mar desta vida ajudem ainda mais os mesmos de sempre.

12 de setembro de 2013 às 12:00
Rafael Ortega disse...

Mesmo que o empate 0-0 sejam 0 pontos, pensem bem na Académica. Acham que vai deixar de defender o jogo todo contra o Benfica, mesmo que isso lhes signifique 0 pontos no fim?

O objectivo deles é que o Benfica perca pontos, para ajudar o patrão. Agora defendem o jogo todo, sacam um 0-0, roubam 2 pontos. Se sacarem 3 ainda ficam mais felizes.

12 de setembro de 2013 às 12:06
Fura-Redes disse...

É Nelson a FIFA tem como lema "para o bem do jogo" mas só faz merda... Ou então não faz nada. Foi preciso a Inglaterra quase se revoltar para deixarem a tecnologia de golo, que já devia estar há decadas...
Com essa do fora de jogo talvez houvesse menos polemica para os árbitros mas não sei se gosto...

12 de setembro de 2013 às 12:16
Fura-Redes disse...

Pois Rafael Ortega em Portugal seria tudo usado de maneira a ajudar sempre os mesmos... Mas isso será sempre assim, pelo menos até gente condenada continuar nos seus cargos.
Agora aqui estava a tentar abstrair me da nossa triste realidade...

Lá está, e usando o seu exemplo, pelo menos a Académica iria tentar marcar um golo visto que isso lhe daria pelo menos sempre um ponto. Logo o jogo seria um pouco diferente de actualmente

12 de setembro de 2013 às 12:19
RG disse...

Fura redes com o slb a sofrer golos como está a sofrer não haveria este problema do empate

12 de setembro de 2013 às 12:48
Nelson C disse...

Caro Rafael Ortega,

É uma péssima ideia por que os beneficiados são os do costume, logo deixa-se ficar como está e continuam os do costume a serem benficiados, é isso?

Isso é que é uma critica construtiva...parabéns.

As minhas ideias e opiniões acima expressas, têm a ver com Futebol na sua generalidade e não estão limitadas ao futebol tuga e à sujidade que por cá pulula.

Estou-me a borrifar se o beira-mar ou a académica ou qualquer outro esteja preocupado em tirar pontos ao SLB, porque isso é o normal. A realidade é que com a medida de Golos=Pontos e 0 Golos = 0 Pontos, eles de certeza que não ficavam enfiados lá atrás como ficam.

Um bónus de 1 ponto por se marcar 3 ou mais golos, ou até 4 ou mais golos, isto não é incentivo ao golo e ao ataque?
Uma penalização de 0 pontos a quem não marque golos, isto não é disuasor a quem só quer defender o pontinho habitual do 0-0?

Uma coisa é divergir de uma opinião e argumentar com alternativas e factos, outra coisa é apenas reagir com um 'É uma péssima ideia' de forma seca como se fosse a ideia mais estapafúrdia do mundo e dar como justificação as práticas corruptas de uma determianda agrmiação da fruta.

Claro que não tem de ser exactamente como eu digo, mas a essência é a de premiar quem faz golos, apenas isso. é uma ideia que mereceria ser discutida e estudada por quem de direito, entre outras ídeias de outras pessoas, como por exemplo a reestruturação dos calendários das competições em que gostei de algumas ideias do benfiquista Luis Fialho, colunista do jornal O Benfica e autor do blog 'Vedeta da Bola'.


VIVA O SL BENFICA SEMPRE

12 de setembro de 2013 às 13:14
troza disse...

Eu não gosto de empates a zero mas...

1 - num campeonato, as equipas que marcam mais golos levam vantagem no confronto com outras equipas (uma equipa que acabe com 2 pontos, 4-4 em golos marcados e sofridos acaba à frente de uma equipa com os mesmos 2 pontos, mas que acabe 0-0 em golos).

2 - Há jogos que acabam 0-0 e não porque seja um jogo mau... há jogos que acabam 0-0 e que são mais espectaculares que alguns que acabam 2-2 ou 3-3...

Dito isto, acho que é uma ideia interessante. Não creio que seja, para já, a forma ideal mas isso é algo que devia ser emendado do futebol. No entanto... há ligas onde a filosofia é diferente da nossa e mesmos as equipas pequenas não jogam para o 0-0 (apesar de isso acontecer)... aqui nós, em portugal, temos mais um problema de mentalidade do que das regras do jogo. Mas é um facto que as regras permitem e até beneficiam esse tipo de jogo.

Cá em portugal, no caso das equipas que se fecham contra o Benfica... o objectivo da maior parte delas é só tirar pontos ao Benfica. Mesmo que ganhem 0 pontos com um empate a zero, não tenho dúvidas que irão fazer por isso.

12 de setembro de 2013 às 15:12
Anónimo disse...

Por muito geniais, que aqui alguém possa por ideias em benefício do bom espectáculo no futebol, é tempo perdido porque a grande maioria que aqui comenta só entende que futebol é deitar abaixo do Porto.

12 de setembro de 2013 às 15:49
Rafael Ortega disse...

Fura-Redes,

A Académica está-se pouco marimbando se sair da Luz com 0 pontos por ter empatado 0-0, no caso do empate 0-0 significar que o Benfica também leva 0 pontos.
Eles não saem da grande área quando vêm à Luz na esperança de empatar a 0 e o Benfica perder 2 pontos, se empatando a 0 o Benfica perder 3, com mais afinco ainda irão defender. Os pontos que os salvam de descer não são os que conseguem sacar com o Benfica, são os que lhes são oferecidos depois pelo patrão em jogos de menor visibilidade.

Nelson C,

Tudo o que leve a desequilibrar os campeonatos é uma má ideia.
A vitória deve valer sempre o mesmo.
Caso contrário aparecem equipas que se deixam golear pelos donos e lá vão mais uns pontinhos. Depois fecham-se contra os adversários dos donos e já está o desequilíbrio feito.

Exemplo de como um ponto de bónus por marcar 3 ou mais golos desequilibra tudo: Beira-Mar no ano passado comeu a relva contra o Benfica mas perdeu os dois jogos 2-1 e 1-0. 6 pontos para o Benfica. Contra os corruptos perde 4-0 e 2-0 (o primeiro jogo não foi tanto perde, foi mais deixou-se perder). 7 pontos para os corruptos.

O problema é que não há só um Beira-Mar.

13 de setembro de 2013 às 00:56
Fura-Redes disse...

Infelizmente Rafael a sua opinião é de facto realista... Enfim este post era mais utópico!

13 de setembro de 2013 às 09:59
Nelson C disse...

Caro Fura-Redes,

Eu entendo tudo isso, mas volto a frisar que não limito a minha opinião ao futebol português.

No entanto também entendo que, essas suposições de que o clube da fruta sairia sempre mais beneficiado, é algo que não se pode saber.

Uma coisa é um clube que luta pela permanência lutar por um 0-0 que lhe garante um ponto e ao emsmo tempo retira 2 pontos oa SLB, outra coisa é esse clube que luta pela permanência não se importar de levar 0 pontos desde que o SLB também leve 0 pontos. Isso é demagogia a mais na minha opinião.

Lembro-me perfeitamente dos jogos com o beira-mar e meu caro, foi mais o SLB que dificultou a sua própria vida, do que o beira-mar.
Há muitos jogos em que o SLB se põe jeito para perder pontos e não é só pelo comer a relva dos adversários. é a falta de atirude, é a falta de agressividade é a falta de mentalidade vencedora.

Lembro-me do jogo com o paços na luz, na época passada, em que era dos mais complicados que tinhamos em casa ate ao final do campeonato.
O paços foi de tal forma manso que o resultado 3-0 para o SLB chega a ser escasso em face das oportunidades. não me lembro de ver o paços a jogar tão mansinho na luz, nem quando levou 7 batatas há uns anos atrás.

Continuo a achar que uma mexida na atribuição d epontos, seria altamente positivo para o futebol...e até me provarem concretamente o contrário eu não mudo de opinião.

teriamos de ver isso em prática como projecto-piloto num qualquer campeonato.

Lembrem-se que as vitórias valerem 3 pontos foi ideia dos ingleses, adoptada pela FIFA muitos anos depois, uma vez comprovada a maior competitividade, o acréscimo da média de golos por jogo porque, no geral, as equipas deixaram de ser tão defensivas como eram antes. Estou a falar no futebol em termos gerais e não só aqui.


Esta seria e será sempre uma discussão bipolarizada entre os benefícios esperados apra o futebol mndial, e a comparação que insconscientemente já fazemos com a nossa realidade tuga, nomeadamente os benfiquistas que só pensam no bicho papão e mau dos corruptos do norte.

sou benfiquista, mas sei ver que o meu clube é dirigido por gente incompetente. Desportivamente a gestão do SLB é uma autêncita tragedia.

Enquanto pensarmos que o SLB só perde por causa dos árbitros e da corrupção, vamos continuar a ver os outros a ganhar, apenas porque nos recusamos a ver as feridas internas que actualmente minam o SLB.

Não foi a corrupção que manteve o JJ como treinador, não foi a corrupção que fez um planeamento de pré-época e época 13/14 com resultados miseráveis que se verificam, não foi a corrupção que fez o SLB perder na Madeira (e não me venham com o penalty do lima pq aquilo só com muito boa vontade se pode ver contacto entre os jogadores)


Não estou a desculpar os corruptos do norte que sei que o são, mas nós também deixámos que eles o fizessem e façam cada vez mais à descarada. E está nas mãos do SLB inverter essa situação...sempre esteve.

VVIA O SL BENFICA SEMPRE

13 de setembro de 2013 às 10:51
Fura-Redes disse...

Amén Nelson!
E sim eu mudava algumas coisas em Portugal mesmo sabendo que alguns aproveitariam

13 de setembro de 2013 às 11:01
Rafael Ortega disse...

Eu percebo as vossas opiniões, mas tenho por sistema não dar as balas que o inimigo vai disparar sobre mim a seguir.

13 de setembro de 2013 às 11:36
Anónimo disse...

Este blog está de tal maneira poluído que quem aqui vier comentar com um pouco de inteligência, acaba por ficar sem ela!

13 de setembro de 2013 às 12:55

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger