sábado, 24 de dezembro de 2016

Football Leaks: os truques sujos de Doyen Sports





Presentes estiveram o presidente do Real Madrid, Florentino Perez e Miguel Angel Gil, presidente do Atlético de Madrid, que deixaram de lado a sua rivalidade desportiva para brindar a boa saúde de Lucas.
Também participaram do evento o vice-presidente do Milan AC, Adriano Galliani, e a sua filha, que a empresa Lucas Doyen Sports Investments contratou recentemente, o director desportivo do Inter de Milão, bem como os directores do clube inglês Fulham, do Sporting Clube de Portugal, do clube espanhol Sevilla e o filho do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa.

Os membros da elite do futebol estavam ao lado de oligarcas da antiga União Soviética (incluindo os proprietários da Doyen Sports), advogados suíços especializados em estruturas offshore e intermediários como o ex-agente Luciano d'Onofrio, com antecedentes criminais  de corrupção.
Os jogadores dirigidos pela empresa de Lucas também estavam na festa, incluindo o avançado Neymar do Barcelona, ​​o seu então companheiro de equipa Xavi Hernández e o defesa do Chelsea David Luiz.

Nelio Lucas tinha boas razões para sentir-se satisfeito consigo mesmo. No espaço de menos de três anos, este empresário pouco conhecido pelo público em geral tinha tornado a Doyen Sports Investment num dos maiores fundos de investimento no futebol europeu. A imprensa começava a compará-lo com Jorge Mendes.
Conselheiro de clubes, em que também actuou como agente e intermediário, Nélio Lucas gere  a comercialização da imagem de estrelas do futebol como David Beckham e Neymar, o jamaicano Usain Bolt, e o clube de futebol AS Monaco. Mas a especialidade da Doyen Sports eram os negócios de propriedade de terceiros (TPO) dos jogadores de futebol, um sistema denegrido pelo qual os direitos económicos de um jogador eram de propriedade de investidores.



A Doyen tinha investido mais de 100 milhões de euros em acordos TPO até que a prática foi proibida pela FIFA - cujo presidente Gianni Infantino comparou o sistema à "escravidão moderna" - em maio de 2015.
Os documentos contidos no Football Leaks revelam, pela primeira vez, o lado negro da Doyen Sports com empresas de fachada em Malta e nos Emirados Árabes Unidos, vastas comissões secretas pagas por facilitar transferências de jogadores, facturação falsa e contratos “martelados” e assinados  por testas de ferro.
A Doyen é o símbolo de uma realidade muito distante do que acontece no campo. Trata-se de um negócio de transferência assemelhando-se a um mercado de gado, excepto que o seu valor anual chega a quatro biliões de euros. É um comércio onde os escrúpulos têm sido abandonados na busca de riqueza.
A história de Doyen Sports começa com um encontro improvável entre Nelio Lucas, filho de uma família portuguesa de meios modestos e filho de um empresário cazaque.
No início dos anos 2000, na Europa, actuou à margem da lei, pagando multas por evasão fiscal, conduzir sem carta e passar cheques sem corbertura.
Em Londres, ele começou a trabalhar para Pini Zahavi, que lhe ensinou o ofício. Lucas foi gestor de uma agência de modelos antes de ser contratado para lançar a Doyen Sports.
Os proprietários da Doyen Sports Investment são quatro irmãos do Cazaquistão, que agora estão localizados em Istambul, e que fizeram sua fortuna, principalmente no ramo de matérias-primas.

Em 2011, os irmãos Arif criaram uma filial londrina do seu grupo Doyen, incluindo uma divisão desportiva. Arif Arif, filho de Tevfik Arif, de 25 anos, um dos quatro irmãos, foi encarregado de gerir o negócio londrino, dirigindo a recém-criada Doyen Sports ao lado do recrutado Nelio Lucas. Arif disse a Nelio Lucas. "Não se esqueça do nosso lema: juntos para sempre, bons e maus. Teremos sucesso e nos tornaremos bilionários ".

No seu caminho para alcançar esse objetivo, Lucas comprou um Bentley por 72 mil euros e um iate por 3,5 milhões de euros. Os dois jovens viajaram juntos para os jogos de futebol, para os luxuosos restaurantes de Londres e para passear em Ibiza, na Itália e na Riviera Francesa, onde ficaram na villa de luxo da família Arif. 

Em 2013, Arif Arif foi à procura de casa em Londres. - Encontrei uma boa - disse a Lucas. - Quero lhe mostrar. Feita à medida para orgias."A que Lucas respondeu:" Oh sim !!! " 

As suas mensagens de texto no WhatsApp sugerem que, para eles, os jogadores de futebol são apenas vacas de fazer dinheiro. Em 2014, Arif enuncia para Lucas os seus jogadores/clientes convocados naquele ano para o Campeonato do Mundo no Brasil. 
"Mangala, Promes, Defour, Januzaj, Xavi, Falcão, Rojo, Negredo, de Gea ... Doyen Sports niggas going to World Cup!" Quando a seleção brasileira de Neymar passou às meias-finais, Arif escreveu a Lucas: "Neymar bitch. Nigga making us money."
Os comentários sobre os jogadores se tornam particularmente desagradáveis ​​se um jogador de futebol escolheu seus próprios interesses antes dos da Doyen Sports. 
Um dos casos foi o atacante colombiano Radamel Falcao que, também no verão de 2013, mudou-se do Atlético Madrid para o Mónaco, uma transferência promovida por Jorge Mendes. 
A transferência foi de 43 milhões de euros, o que deu à Doyen, com uma participação de 33% no jogador, um lucro de 5,3 milhões de euros. Mas Lucas aparentemente esperava maiores retornos de Falcao. "Ele foi para Mónaco aquele cabrão", escreveu Arif, antes de insultar a mãe do jogador colombiano e concluir: "Sua carreira está acabada. [...] Ele vai acabar pagando impostos em França."
Para a Doyen Sports Investment, parece que “imposto” é uma palavra muito desagradável. 
A empresa está sediada em Malta, dando-lhe uma base respeitável na União Europeia, ao mesmo tempo que oferece o atraente compromisso de um regime de impostos simples e segredo comercial. Nelio Lucas possui duas empresas offshore registadas lá, escondidas atrás de testas de ferro. 
Um deles é WGP, que detém os 20 por cento em Doyen Sports, que lhe foram oferecidos pela família Arif. O segundo, chama-se Vela e tem uma conta bancária no Liechtenstein, e lida com os 900.000 euros anuais que remuneram Lucas e seus colegas. 
O português também tem uma conta no banco do Crédit Suisse em Zurique. A razão, nas suas próprias palavras, é "para que ninguém divulgue nada sobre nós". 
Nelio Lucas recebeu uma participação de 20 por cento na Doyen Natural Resources, uma das empresas do grupo no Panamá, que possui através de uma empresa-mãe nas Ilhas Virgens Britânicas. Quando não estava comprando futebolistas, Lucas viajou para negociar acordos de mineração no Brasil, na Serra Leoa e em Angola, três países cheios de corrupção. 
"Acha que eu deveria suborná-los ???", perguntou a Arif numa mensagem sobre os negócios no Brasil. "Sim mano", veio a resposta. O negócio desmoronou aparentemente depois que a outra parte tentou subornar Lucas.
Mas a especialidade de Lucas era, acima de tudo, ofertas de TPO(Third-party ownership). 
A Doyen Sports agiu como uma espécie de usurário no mundo do futebol, obtendo taxas de juros proibitivas para os clubes em crise financeira e que são forçados a vender suas jóias da equipa. 
O sistema era que Doyen Sports compraria a um clube uma percentagem num jogador, na esperança que seria vendido rapidamente com um bom lucro para Doyen Sports, que recebeu uma parte proporcional da transferência paga pelo clube novo. 
Oficialmente, a Doyen Sports não tem influência sobre as decisões de transferência, conforme estipulado nas regras da FIFA. Mas, na prática, era diferente. Quase todos os meios valiam a pena empregar para a Doyen Sports conseguir um acordo. 
Em agosto de 2013, Lucas organizou uma festa de sexo em Miami, numa tentativa de convencer Florentino Perez a comprar Geoffrey Kondogbia em que Doyen Sports tinha investido numa participação. 
Em 14 ocasiões entre março de 2014 e setembro de 2015, Lucas enviou mulheres jovens de Minsk, Moscovo e São Petersburgo para ajudar a resolver negócios, com os bilhetes de avião pagos por sua empresa offshore Vela. Algumas mulheres eram modelos. Outra, cujo nome é Kateryna, orgulha-se em sua conta no Twitter que ela é uma "Mulher bonita - um paraíso para os olhos, inferno para a mente e purgatório para os bolsos". 
Exceto o caso de um par de mulheres trazidas para Ibiza para dois dias de festa, Lucas usou a empresa feminina exclusivamente em viagens de negócios. Algumas juntaram-se a ele para os jogos da Liga dos Campeões, como a meia-final em abril de 2014 entre o Real Madrid e o Bayern de Munique. As mulheres também o acompanharam em viagens de negócios a Madrid, Barcelona, ​​Bruxelas e Atenas.
Uma das viagens, no final do verão de 2015, foi particularmente rentável. Em 26 de agosto de 2015, Lucas viajou para Madrid com uma mulher loira chamada Sabina para a assinatura da transferência do médio espanhol Asier Illarramendi do Real Madrid para a Real Sociedad. Cinco dias depois, Sabina viajou para Marselha com Lucas e o defesa português Rolando, para onde seria transferido vindo do FC Porto. 
Lucas procurou a companhia das mulheres para seu interesse pessoal? Eles ajudam a reforçar seu status durante as negociações? Ou eles são colocados à disposição de seus parceiros de negócios, como no caso de Miami com o presidente da Real Madrid? Ele não respondeu. 
Enquanto Nelio Lucas parece não ter dificuldade em encontrar mulheres, Arif Arif, entretanto, parecia ser um cliente compulsivo de prostitutas, incluindo uma que ele descreveu como uma "18 year old blonde, so tender and fresh".
O assunto das prostitutas é discutido abertamente pelos dois gestores da Doyen Sports: "Seria bom se você pudesse me dar aquelas 2500 libras esterlinas, I paid the bitches!!!", escreveu Lucas a Arif em julho de 2013.
Arif Arif parece disposto a trazê-las do leste da Europa, através de dois intermediários, um dos quais é um primo. Em trocas de mensagens sobre o assunto, ele usa cuidadosamente as palavras "futebolistas" e "jogadores", como nesta mensagem: "Organize futebolistas agora. Não perca tempo, vamos acabar como a noite passada sem nada !!!! "
Isto foi respondido três horas mais tarde com uma foto de uma mulher. O intermediário informa que ele vai participar de um "grande elenco neste fim de semana", organizado pelo gigante russo Gazprom.
Arif Arif usou sua rede para encontrar as mulheres que Lucas usou em seus negócios?
A família Arif não responde a perguntas. Por intermédio de seus advogados, a família disse: "Partes essenciais de suas perguntas são baseadas em suposições falsas e / ou preocupam questões protegidas pelos direitos pessoais das pessoas nomeadas".
A partir do outono de 2013, Nelio Lucas decidiu usar fundos ocultos em três empresas com sede nos Emirados Árabes Unidos (EAU), incluindo a capital Abu Dhabi e Ras al-Khaimah.
A Doyen Sports devia injectar 10,8 milhões de euros de comissões secretas para as empresas, chamadas Denos, Rixos e PMCI. Os documentos contidos no Football Leaks não revelam a quem o dinheiro foi destinado no final da cadeia, mas eles fornecem várias pistas.
O primeiro dos grandes negócios pelas comissões envolvidas refere-se ao internacional belga e jogador do Manchester United Adnan Januzaj.
Em fevereiro de 2014, a Doyen Sports comprou metade da empresa que administrava os direitos de imagem da Januzaj, por um pagamento de 1,5 milhão de euros e um segundo pagamento de 500 mil euros que transita via Denos com um contrato de "consultoria" falso e uma factura falsa. Em um email enviado por Lucas, este foi descrito como "pagar Januzaj", no que parecia ser um movimento para dar ao jogador um pagamento de bonus através de estruturas offshore.
Em 22 de maio de 2014, um advogado que representava Januzaj escreveu a uma colega de Lucas para reclamar: "O pagamento ainda não foi recebido. [...] Agora o pai está realmente a ficar nervoso. "
No verão de 2014, o sistema tornou-se mais freqüente. Lucas exigiu que dez por cento dos lucros de cada transferência de jogadores fosse pago via Denos no Dubai. O pagamento da primeira comissão secreta, de 1,3 milhões de euros, diz respeito à venda para o Mónaco no verão de 2013 do médio francês Geoffrey Kondogbia e também do avançado colombiano Radamel Falcao.
Lucas explicaria que a transferência era para pagar "as pessoas que precisamos para compensar" e que "não poderia fornecer ou não querem fornecer papelada". Ele acrescentou que tinha prometido aos destinatários isso, mas que eles estavam a perder a paciência ao ter que esperar para receber os pagamentos.
"Não podemos demorar mais", escreveu ele. Arif Arif queria saber mais sobre as identidades dos beneficiários, mas seu pai, Tevfik Arif, um dos quatro irmãos que controlam o grupo Doyen, disse-lhe "para ficar fora disso".
Tevfik Arif ordenou que seus contabilistas libertassem o dinheiro, apesar da preocupação de que nenhum contrato fosse entregue.
Um mês depois, os fundos secretos serviriam para o desbloqueio de uma grande operação. 
Em Agosto de 2014, o clube inglês Manchester City comprou o defesa-central francês Eliaquim Mangala do FC Porto por 45 milhões de euros, o que foi um recorde para um defesa. 
Foi também para dar à Doyen Sports o seu retorno mais rentável num investimento TPO. Com uma participação de 33 por cento em Mangala, a Doyen Sports ganhou dez milhões de euros no negócio, que era quatro vezes o preço que pagaram pela percentagem.
Então, no dia 2 de setembro, apenas cinco dias depois de receber o dinheiro, Lucas escreveu ao gestor bancário da Doyen para providenciar que dois milhões de euros fossem transferidos para a PMCI em Abu Dhabi. Isso representou 20% do lucro obtido com a transferência de Eliaquim Mangala, o dobro dos dez por cento habituais que foram transferidos ilicitamente do exterior.
Como justificativa para a transferência bancária, Lucas enviou ao gestor bancário da Doyen um contrato não assinado segundo o qual a PMCI havia realizado trabalhos de consultoria para a transferência de Mangala. Mais uma vez, o beneficiário da soma permanece um mistério.
O médio franco-argelino Yacine Brahimi cresceu na França e iniciou a sua carreira sénior com Rennes antes de se transferir para o clube espanhol Granada em 2012, assinando um contrato permanente com os espanhóis em 2013.
No Verão de 2014, o FC Porto anunciou que tinha comprado o jogador por 6,5 milhões de euros. Na realidade, o Brahimi custou ao FC Porto 9,5 milhões de euros, dos quais oito milhões foram pagos pela Doyen Sports em troca de uma participação de 80% no jogador.
A Doyen Sports tinha comprado em segredo a participação em Brahimi a outro investidor, o que evitava uma comissão para o Rennes que, segundo Lucas, tinha "uma parte no lucro da futura transferência". O FC Porto pagou uma comissão de 500.000 euros para a conta da empresa Denos, da Doyen Sports, no Dubai. Porque Lucas não tinha uma licença de agente, foi seu colega Juan Manuel López que assinou os documentos do contrato.
No ano seguinte, em 29 de julho de 2015, Lucas organizou o pagamento secreto de 1,5 milhões de euros para Brahimi, via Denos.
"Brahimi é a nossa prioridade, mesmo porque pode acontecer um acordo neste verão!", Escreveu Lucas. A natureza do negócio não era clara. Poucos dias depois, no dia 4 de agosto, Lucas estava preocupado que o processo de pagamento estava demorando muito. "Isto está pago?", Ele escreveu. "Preciso dessa transferência hoje[...] Jogador quer falar com o clube e vai ser embaraçoso para mim."
O dinheiro foi finalmente transferido em 10 de agosto. Um mês mais tarde, Brahimi renegociou com sucesso o seu contrato com o Porto e que resultou que o FC Porto comprou os seus direitos de imagem por quatro milhões de euros.
Lucas recebeu 500.000 euros em pagamento de comissão do Porto, que foi enviado para Vela, através da sua conta bancária no Liechtenstein. Vela recebeu também um mandato para a venda futura de Brahimi, junto com uma comissão de 10 por cento sobre qualquer soma. Foi uma solução “criativa”, já que Lucas chefiou a Doyen Sports, que detinha uma participação de 80 por cento em Brahimi.
Para Doyen Sports, parece que não há lucro que deva ser ignorado. 
O defesa do Porto, Sergio Oliveira, foi libertado por uma transferência livre pelo seu clube para passar para um modesto lado português. 
Mas em janeiro de 2015, pouco depois de a Doyen Sports ter começado a representar o jogador, o FC Porto decidiu contratá-lo de volta com a ajuda financeira da Doyen Sports.
O processo estava marcado por um conflito de interesses, porque a Doyen Sports era o agente de Sergio Oliveira, que também detinha uma participação de 25% no jogador que tinha comprado por 500.000 euros ao FC Porto, ao passo que Lucas recebeu uma comissão de 300.000 euros como agente do FC Porto .
Uma vez que a lei portuguesa proíbe uma pessoa ou empresa de representar mais de uma parte num acordo de transferência, Lucas recorreu ao maltês Kevin Caruana, que deu a cara pela comissão de 300.000 euros (a pagar via Vela). Caruana recebeu 2.000 euros pelos seus serviços. Pouco tempo depois, Caruana escreveu a Lucas para pedir-lhe que "me apresentasse às pessoas do FC Porto", as mesmas pessoas que ele deveria ter conhecido no negócio de Sergio Oliveira.
A decisão da FIFA de proibir os negócios de TPO, que entraria em vigor em maio de 2015, era naturalmente indesejável para a Doyen Sports. A proibição impede qualquer um que não sejam clubes de deter uma participação nos direitos económicos de um jogador.
"These cocksuckers want to bash third party ownership continually", escreveu Arif Arif sobre jornalistas críticos do sistema TPO. 
Em novembro de 2014, um mês antes que os representantes da FIFA votassem sobre a então proposta proibição dos negócios de TPO, houve um pico de atividades na Doyen Sports. Lucas enviou uma nota ao seu pessoal insistindo na urgência de fazer negócios enquanto o tempo permitia, citando três jogadores, um brasileiro e dois espanhóis, em quem ele queria comprar uma participação.
"Agora está chegando um momento que afetará negativamente nossos negócios, já que os negócios que estamos fazendo provavelmente serão proibidos", escreveu ele. "[...] Portanto, devemos nos concentrar em fazer novos negócios agora, O MÁXIMO QUE PODEMOS."
Depois que a proibição da FIFA foi introduzida em maio de 2015, que começou com um período de transição, Lucas tentou em vão comprar em nome pessoal 25 por cento do meio-campista francês Gilbert Imbula durante a transferência deste último de Marselha para o FC Porto. A Doyen Sports, entretanto, tentou comprar jogadores em divisões inferiores.
Em novembro de 2015, seis meses após a entrada em vigor da proibição da FIFA, a Doyen Sports comprou participações de dois jogadores do Cadiz, com um custo total de 1,5 milhões de euros. Os parceiros do negócio concordaram com uma cláusula pela qual a venda das participações compradas só seria validada se e quando a proibição da FIFA fosse anulada. Até então, o dinheiro que era pago serviu como um empréstimo.
Porque só os clubes são agora autorizados a manter uma participação nos jogadores, Lucas insistiu em comprar uma participação nos clubes, com o objetivo de receber sempre uma parte da transferência quando o clube vende um jogador. 
Em julho de 2015, ele tentou comprar uma participação no clube espanhol Granada através de uma das empresas holandesas a seu serviço no que ele chamou de um ambiente livre de impostos.
"Tenho que fechar urgentemente com Granada e preciso da estrutura", escreveu Lucas aos seus advogados em 15 de julho de 2015. No final, o clube espanhol preferiu um acordo com investidores chineses. 
Lucas também se envolveu com uma tentativa prolongada do tailandês Bee Taechaubol para investir no clube italiano AC Milan. 
Depois de meses de negociações, em maio de 2015, o Taechaubol apareceu na véspera de comprar 48 por cento da empresa Fininvest do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Taechaubol nomeou a Doyen Sports como conselheiro para o negócio. 
Parece provável que o envolvimento de Doyen Sports foi o resultado da amizade de Lucas com Adriano Galliani, vice-presidente do clube, e cuja filha é empregada da Doyen Sports. 
A 10 de junho de 2015, Taechaubol publicou uma foto em sua conta Instagram mostrando Lucas e Galliani apertando as mãos num jato particular, ao lado da legenda: "Construindo juntos sob a orientação do Presidente." Mas o negócio acabou por cair. 
Apesar de Bee Taechaubol insistir que ele permanece na licitação, Berlusconi aceitou este verão vender o clube a um grupo de investimento chinês num acordo ainda a ser finalizado.
Em novembro de 2015, a Football Leaks publicou detalhes de um acordo de TPO entre a Doyen Sports e o clube holandês FC Twente. A revelação do acordo secreto resultou na proibição do clube participar nas competições europeias por parte da associação de futebol holandesa por três anos, enquanto o clube foi também multado em 170.000 euros pela FIFA. 
Enquanto isso, Doyen Sports tenta bloquear legalmente a proibição de TPO, mas até agora não conseguiu.

1 comentários:

RuiL disse...

Grande Trabalho, parabéns. Existe algum paralelismo com, por exemplo e por ser agora muito falada, a Traffic? Digo isto devido à parte onde salienta a necessidade de participação nos clubes para manter uma participação nos jogadores,com o objetivo de receber sempre uma parte da transferência quando o clube vende o jogador.
BOAS FESTAS

24 de dezembro de 2016 às 15:05

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger